quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pinheirinho X BBB – O que vale mais?

Sei que os desavisados devem estar matutando o que assuntos tão diferentes podem estar fazendo no mesmo post. Trata-se saber o que vale mais.
                Bem, ao assunto do idiotizador programa BBB, não preciso explicar, já que se você mora no Brasil,  sabe da merda toda. Por outro lado um número bem menor de pessoas sabe ou entende o que está acontecendo com a comunidade de Pinheirinho. Explico: há muitos e muitos anos, despossuídos de São José invadiram  uma área privada e montaram lá uma pequena favela que conta hoje com o número simbólico de 5 mil pessoas. E apesar da existência de uma lei chamada Usucapião que garante a posse da terra se provar que morava na área por pelo menos 5 anos, uma reintegração de posse foi emitida e a comunidade deve na forma da lei, retirar-se pacificamente de um lugar que não lhe pertence. Acontece que indignados com a ação os moradores resolveram que não vão sair, e se armaram, coitados, de paus e pedras recusando-se a deixar a área. Pelo menos pacificamente. Não importa os nomes. Quem é o proprietário? Tanto faz. O juiz? Não importa. O que importa é o precedente. Em meio às desculpas dadas pela mídia de que há grupos de esquerda radical infiltrado no meio do povo, incitando a resistência - já que para a elite política do Brasil o povo é absolutamente incapaz  de se organizar politicamente sem que para isso sirva de massa de manobra – a reintegração de posse será feita. De um jeito ou de outro. Não há nenhuma possibilidade de que esta comunidade permaneça no local, mesmo que se encontrem soluções para remanejar a população ou qualquer outra coisa pelo simples fato de que “já pensou se a moda pega”. O que conta agora é o precedente. Se algo bom acontecer por lá com aquelas pessoas, mesmo que a mídia demonize, esconda, escamoteia da forma mais escrota possível, é bem capaz do povo perceba o poder que tem. Isso não é admissível para um país feito de políticos interessados unicamente em prolongar sua estada no poder, roubando dinheiro público sem nunca perceber da sua real função como governante.  Por outro lado, se algo ruim acontecer, os fatos serão amenizados pela mídia, que diga-se de passagens é constituída pelos mesmos políticos acima citados, que culpabilizarão os revoltosos, transformando mais uma vez a polícia truculenta em heróis. Quem sabe isso não renderá mais uma estrela no peito desta tão maravilhosa instituição, que já prestou enormes serviços como a destruição de canudos, da  revolução constitucionalista de 32, e o engajamento no golpe, digo  revolução, de 1 de abril, digo 31 de março de 1964.
Acho que, de verdade, a questão não é mais essa, mas o pivô dessa história é a mesma de sempre.  A defesa da propriedade. Esse é o principio que todos defendem. A propriedade privada vale mais do que a vida humana. De quantas vidas estaremos falando logo mais, quando a reintegração de posse for efetivada? Ainda não sabemos. Mas o que importa a vida diante da propriedade privada? Nada. Ainda mais se as vidas de que estamos falando forem de pessoas esquálidas, pretas e sem força política pra fazer valer uma lei criada por um bando de gente rica, para usufruto de gente rica.
                E o que tudo isso tem a ver com BBB? Quando se entra num programa com esse formato, deve ser mais ou menos como assinar um pacto com o demônio. Você vende seu corpo e sua alma por alguns tostões que pode ou não ser o bastante. Sendo a partir daí propriedade privada de outrem, e sendo a vida humana menos valiosa, não mais ligarão para seu corpo. Daí o possível estupro ocorrido, que envolvem tantas questões que não vou citar aqui, ser encarado da forma que foi. A posse do corpo, e da alma, não vale mais nada.         
                A para os superficiais de plantão que logo dirão que eu sou vermelha, que quero fazer revolução e aquela cretinice toda de esquerdismos, etc., devemos lembrar que esse país não será desenvolvido enquanto não se fizer uma reforma agrária séria e uma distribuição de rende verdadeira (vide os países com melhor IDH do mundo).
Cartaz fofo da Policia militar pedindo que os moradores deixem
simpaticamente suas casas para trás
               Porque estamos crescendo em cima de miséria, nossa prosperidade econômica cresce em cima de cadáveres gerados pela violência, que vem da miséria social, e aqui sim o mesmo clichê de sempre. Que de tão clichê é ignorado. Dou todo o meu apoio à comunidade de Pinheirinho, não porque eu quero a destruição da propriedade privada ou revolução, mas porque um país só vive democracia quando o seu povo resolve tomar tal palavra ao pé da letra: Governo do povo!

Um comentário:

  1. Muito bom, Li!!!! Adorei especialmente a maneira como você concluiu o seu post. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir