segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Amigos professores, historiadores, filósofos, antropólogos, cientistas sociais e leigos de plantão!

Inicio das aulas chegando, todo mundo empolgado para um novo recomeço. Professores e alunos esperam ter um bom ano, prazeroso, agradável e produtivo. Mais professores, acho... De qualquer forma terei este ano duas 8º, três 1º, dois 2º e três 3º. Bastante coisa né. Espero dar conta.

Enfim, como primeira abordagem, com intuito de apresentação e direção do ano letivo pretendo abordar o caso de Pinheirinho e talvez da Nova Luz. Muitos dos meus alunos que estudarão comigo na escola Major Arcy próximo ao metro Ana Rosa, não são é claro pertencentes à classe social que circunda a escola já que ali é um bairro bem caro. Meus alunos são moradores  de outras regiões e de um tipo de moradia de baixa renda muito comum nos espaços centrais, os cortiços. Fiquei muito afim de direcionar todo o curso pra três questões centrais: terra, trabalho e cultura. Muita coisa, mas dá pra fazer.

Meu intuito com esse post é pedir ajuda dos meus amigos historiadores. Sobre o caso de Pinheirinho saiu muita coisa na internet. O que eu preciso é um texto jornalístico, não muito longo, que explique de forma clara o caso de Pinheirinho. Isso pensando que o mesmo texto será usado para as quatro séries. Será só para uma abordagem inicial. Por favor, alguém leu algum texto na net que se encaixe nesse formato?

Ahhh, também terei uma 5º série, recém saída da 4º... quero fazer com eles uma cápsula do tempo pra abrir no fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário